Blog

Cadeia produtiva do cacau atrai novo cenário industrial para Linhares

Cadeia produtiva do cacau é estratégica para o desenvolvimento regional

27 de Junho de 2019

Cadeia produtiva do cacau atrai novo cenário industrial para Linhares

A cadeia produtiva do cacau é estratégica para o desenvolvimento regional em razão do grande número de postos de trabalho gerados pelo setor. O cacau de Linhares está entre os 50 melhores do mundo, mas atualmente, menos de 5% é processado em terras capixabas, ou seja, as amêndoas saem daqui para virar pasta de chocolate em outros estados, como a Bahia e São Paulo.

 

A proposta do setor é aumentar a qualidade do produto para, num futuro próximo, fugir dos atravessadores e ganhar o mercado externo. Tendo o município de Linhares como referência, a produção de cacau requer armazenagem, distribuição e industrialização. Assim, esse commodity poderá passar pelo processo de transformação na própria cidade de Linhares, ganhando altíssimo valor agregado. O cenário é promissor e pode mudar a história do cacau no Espírito Santo.

 

Investimentos

 

Para fugir da dependência dos atravessadores e das multinacionais do chocolate, o setor de cacau irá investir na capacitação dos produtores, porém vai precisar alinhar os arranjos produtivos envolvidos. Isso requer a verticalização da produção, que vai possibilitar que as amêndoas sejam transformadas em massa de chocolate sem sair do ES.

 

Para facilitar o trabalho dos pequenos produtores, a Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal) planeja a construção de uma unidade coletiva de processamento. O local vai servir para transformar as amêndoas em massa de cacau, possibilitando que, em aproximadamente uma década, seja possível criar um polo turístico de chocolate em terras capixabas.

 

Polos empresariais

 

A atividade industrial é a principal fonte de atração demográfica, urbana e econômica das cidades. Mas o que interfere em sua localização? Por que uma indústria se encontra em uma determinada localidade e não em outra? A resposta para essas questões é chamada de fatores locacionais, que são as vantagens competitivas que as empresas e as indústrias veem em um determinado local que atraem seus respectivos investimentos.

 

Pensando nisso, o VTO Linhares possui fatores que determinam a localização de uma indústria, como infraestrutura completa, qualidade, boa localização, novas tecnologias, facilidade de pagamento e incentivos fiscais. Além de tudo isso, o polo está localizado na área de incentivo fiscal da Sudene, no município de Linhares. Outro benefício é o incentivo fiscal do Invest-ES, do Governo do Estado.

 

Desenvolvido especialmente para o setor empresarial, o VTO Linhares tem localização estratégica às margens da BR-101, o que facilita a logística e o acesso aos grandes centros de consumo e produção. O polo atende todos os segmentos empresariais como logística, indústria, serviços e armazenagem, com lotes a partir de 1,4 mil 2, totalmente legalizados e prontos para instalação imediata. Informações: (27) 3024-2331 e (27) 99262-2656.

 

Compartilhe esta matéria