Blog

Como vai ficar o mercado de loteamento no ES?

Loteamentos representarem um excelente negócio

14 de Maio de 2018

Como vai ficar o mercado de loteamento no ES?

O mercado de loteamento tem se destacado no ES com boas expectativas diante dos indicadores de crescimento econômico do país. O produto, lotes, atende a características diferentes dos imóveis de incorporação. Um exemplo é quanto à liquidez, pois a valorização é rápida e a facilidade de venda também. Se desfazer de um lote é bem mais fácil e rápido do que se desfazer de um imóvel já construído.

Outro atrativo é a manutenção, pois manter um lote é bem mais barato se comparado a um imóvel. Quando se investe em um loteamento, é possível colocá-lo de acordo com a regulação, legislações e, mais ainda, manter um produto de acordo com o seu perfil, administrando os gastos da forma que melhor se enquadra ao orçamento.

Foi o que avaliou o empresário Guilherme Vago, proprietário do Oba Atado, que comprou cinco lotes no Parque Leste Oeste, da VTO Polos Empresariais. “A localização do Parque Leste Oeste é um novo modelo de bairro planejado, às margens da Rodovia Leste Oeste, em Cariacica. Esse empreendimento traz um conceito inovador, sobretudo quanto à logística. Para um empresário, ficar próximo a Vila Velha, Viana, Serra e Vitória é muito bom”, relata.

Outro atrativo, na opinião de Guilherme Vago é  poder adequar o lote de acordo com o perfil  e necessidades desejados. “Quando você compra o loteamento, você o coloca de acordo com a regulação, com as legislações, um produto que tem o seu perfil, a sua necessidade”, completa.

Valorização imobiliária

A valorização imobiliária é uma expectativa para 2018, porém, no mercado de loteamento há um olhar peculiar. “Pelo fato de o loteamento iniciar a construção no período em que a região é menos amadurecida e, depois, amadurecer com a ocupação, o gradiente de valorização é muito maior. Normalmente as incorporações já se instalam em locais maduros e, assim, a valorização é menor porque já pega a área valorizada. O loteamento pega uma área que não tem nada e a transforma. Isso dá um impulso e, consequentemente, uma valorização sensivelmente maior”, detalha o presidente da VTO Polos Empresariais, Alexandre Schubert.

Normalmente quando as primeiras unidades de um loteamento começam a ser construídas, vêm com qualidade bastante superior do que as comunidades que estão no entorno. Daí vem o efeito dominó, pois as comunidades do entorno começam a construir de uma maneira melhor e isso, consequentemente provoca uma irradiação de valorização radial.

Uma tendência que se observa no mercado é a preferência de empresas se instalarem em loteamento fechado visando segurança, privacidade e o fortalecimento da imagem. “A legislação brasileira está se modernizando para suprir a necessidade da população e do meio empresarial para permitir loteamentos regulares fechados ou condomínios de lotes. A partir de agora, o atendimento às carências empresariais será via iniciativa privada. A iniciativa privada que irá construir, comprar, desenvolver a infraestrutura e entregar de uma maneira mais rápida o que se deseja”, ressalta Alexandre Schubert.

As obras de terraplanagem do Parque Leste Oeste encontram-se em pleno vapor e a expectativa de conclusão é junho de 2019. O empreendimento vai marcar uma mudança bastante significativa no padrão de urbanização do município de Cariacica, pois irá unir atividades empresariais, comerciais e residenciais, tendo como plus a instalação do Hospital Central, obra do governo do estado.

Empreendimentos na Serra e em Linhares

Além de Cariacica, a VTO Polos Empresariais possui empreendimentos na Serra e em Linhares. O parque Serra Log já está concluído e a expectativa para 2018 é que as empresas que compraram já comecem a construir. “Deve-se iniciar uma produção de galpões para locação ainda em 2018. Como ele é um empreendimento que fica isolado das comunidades, não cria dano ambiental ou qualquer transtorno ao entorno. O Serra Log está 60% comercializado”, informa Alexandre Schubert.

Em Linhares, a boa expectativa se repete com o VTO Linhares, empreendimento ficou pronto em 2017. “Há muitas empresas de fora pesquisando a oportunidade de se instalar em Linhares. São empresas de natureza  industrial. Existe uma procura expressiva de empresas de outros estados por Linhares em virtude dos incentivos fiscais da Sudene e pelos incentivos estaduais como o Invest-ES”, explica Alexandre Schubert.

Atualmente a VTO Polos Empresariais está atuando em Mato Grosso, Pernambuco, São Paulo e em Santa Catarina. “Em todos esses lugares existe a observação de uma dinâmica melhor do mercado. As empresas, que estavam paradas, começaram a tomar decisões de investimentos, adquirindo áreas com planos de implantação para 2018. Isso se configura uma retomada consistente da economia brasileira”, aborda o diretor presidente da VTO. 

Compartilhe esta matéria