Blog

Economia capixaba deixa empresariado com confiança para investir

A boa performance econômica do Espírito Santo foi destaque na imprensa

27 de Junho de 2018

Economia capixaba deixa empresariado com confiança para investir

O Espírito Santo foi responsável por quase 15% dos postos de trabalho abertos em todo o país. Até maio foram abertas 14.458 vagas formais de emprego no ES, recuperação expressiva, visto que há três anos as contratações não superavam as demissões.

Uma das razões para a retomada do emprego vem da recuperação da atividade econômica, pois o PIB do ES cresceu 0,4% no primeiro trimestre em comparação com o trimestre anterior, acumulando em 12 meses alta de 2,1%, e superando a média nacional de 1,3%. As informações são do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Os números positivos apontam para uma recuperação capixaba acima da média no Brasil e expressam uma tendência de crescimento mais contínua para os meses seguintes. Em valores reais, o PIB do Espírito Santo soma, em um ano, o montante de R$ 121,9 bilhões, maior quantia dos últimos dez trimestres, porém, há quatro trimestres o PIB capixaba vem apresentando crescimento.

A economia do Espírito Santo dá sinais de recuperação, ainda que de forma tímida, ela ganha fôlego acima da média nacional. Após três anos no vermelho, o saldo de empregos, pela primeira vez, voltou a crescer.

A agropecuária abriu 6.418 vagas formais no ES, sendo 5.404 apenas no mês de maio de 2018. Em segundo lugar, na abertura de vagas formais, está o setor de serviços, com saldo de 4.858 vagas no ano, seguido da indústria da transformação (3.722) e a construção civil (2.015).

O agronegócio é um setor muito influente na economia capixaba e os polos empresariais têm a infraestrutura adequada para o setor, com oferta de áreas totalmente legalizadas, com fácil acesso aos modais logísticos e com completa infraestrutura.

Compartilhe esta matéria