Blog

Obras no novo Aeroporto de Linhares avançam e superam 50% de execução

A obra de ampliação do aeroporto de Linhares marca a retomada do Plano de Aviação Regional no Espírito Santo

10 de Julho de 2019

Obras no novo Aeroporto de Linhares avançam e superam 50% de execução

O Ministério da Infraestrutura anunciou que o convênio entre União e Estado do Espírito Santo, para as obras da primeira etapa do novo Aeroporto de Linhares (Antônio Edson Azevedo Lima), superou em junho, 50% de execução física. A informação consta de relatório da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) elaborado após visita de inspeção técnica.

 

O convênio prevê a construção de nova pista de pouso e decolagem e de nova pista de táxi; melhoramento da pista de táxi existente; ampliação do pátio de aeronaves; sinalização horizontal; sinalização luminosa na nova pista de pouso e decolagem e na pista de táxi.

 

O valor investido pelo Ministério da Infraestrutura é de R$ 17.929.161,73, além de R$ 11.952.774,50 de contrapartida do Governo do Estado do Espírito Santo. A vigência do convênio para realização das obras vai até setembro de 2020.

 

A segunda etapa, que prevê a execução do Terminal de Passageiros, terá início no ano que vem, o que levará o aeroporto a um padrão regional completo, atendendo a demanda estimada para os próximos 25 anos.

 

Voos comerciais regulares

 

Depois da conclusão da reforma e construção do terminal de passageiros, o aeródromo passará a receber voos comerciais regulares e aeronaves com até 130 passageiros. A SAC tem como política prioritária desenvolver a aviação regional brasileira. Para isso, está investindo na construção ou reforma de aeroportos em todo o território nacional.

 

Um aeroporto pode ser parte integrante de um projeto de desenvolvimento regional e, no caso da cidade de Linhares, que se destaca pela pujante economia, com atrativos fiscais como Sudene e Invest-ES, tudo vira sinônimo de novas oportunidades.

 

Linhares impulsiona uma nova filosofia aeroportuária que contempla crescentes investimentos, induzindo ao desenvolvimento econômico e social dos territórios sob influência do aeroporto. Assim ocorre com a área do VTO Linhares, polo empresarial que atrai novas empresas que enxergam as vantagens competitivas do município e valorizam a completa infraestrutura do loteamento empresarial.

 

Incentivos fiscais que resolvem

 

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) surgiu com o propósito de promover e coordenar o desenvolvimento da região Nordeste. Voltada para indústrias, as empresas interessadas pelo Sudene-ES devem manter tributação do IRPJ pelo Lucro Real, lembrando que não podem ser optantes do Lucro Presumido e Simples Nacional, além disso devem estar localizadas na área de atuação da Sudene.

 

O incentivo fiscal da Sudene oferece redução de 75% do IRPJ (Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas), incluindo os adicionais não-restituíveis, calculados pelo lucro da exploração e o seu prazo de fruição é de 10 (dez) anos. Podem se habilitar empresas pequenas, médias e grandes, nacional e estrangeira.

 

O Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES) contribui para a expansão, modernização e diversificação dos setores produtivos do Espírito Santo. Oferece benefícios como o diferimento do pagamento do ICMS, alíquotas diferenciadas para aquisição de máquinas e equipamentos e estorno de débito de até 75% nas operações de saídas internas de produtos acabados destinados a centro de distribuição, além de muitos outros benefícios diferenciados.

 

Confira os atrativos do VTO Linhares:

 

O Polo Empresarial VTO Linhares está localizado em Linhares, às margens da BR-101. O município do norte do Espírito Santo se destaca pela economia dinâmica e diversificada, além dos incentivos fiscais da Sudene e do Invest-ES. O polo foi desenvolvido especialmente para o setor industrial e de logística como centros de distribuição, agronegócio, indústria alimentícia, moveleira e de mármore e granito. Lotes prontos e totalmente legalizados, para instalação imediata, a partir de 1,4 mil m2.

 

Infraestrutura: energia, água e esgoto, drenagem pluvial, ciclovia, pavimentação, iluminação pública, pista com 28 metros de largura, ciclovia e *acesso à rede de gás. 

 

*A rede de gás está em frente ao empreendimento.

 

Pagamento direto com a loteadora em até 5 anos.

 

Informações: (27) 3024-2331 e (27) 99262-2656

 

*Com informações da Assessoria Especial de Comunicação do Ministério da Infraestrutura.

 

Compartilhe esta matéria