Blog

Expectativa de novas plataformas de petróleo no Espírito Santo

Informação de que a estatal pretende retomar investimentos foi comentada no Rio Oil & Gas, segundo jornal A Gazeta

05 de Outubro de 2018

Expectativa de novas plataformas de petróleo no Espírito Santo

Com previsão de lançamento em dezembro deste ano, o novo Plano de Negócios da Petrobras (2019-2023) deve contemplar a contratação para construção de plataformas próprias, inclusive no Espírito Santo, além de empresas e tecnologias capixabas. Isso significa que a cadeia produtiva do setor de petróleo e gás, composta por 340 empresas, ganhará um novo estímulo de crescimento nos próximos anos.

 

O Espírito Santo é apontado como um dos estados favoritos para construção das plataformas porque mantém uma estrutura de prestação de serviços competitiva na área de Petróleo e Gás, além do estaleiro Jurong, em Aracruz.

 

Essa retomada do crescimento do setor de óleo e gás e da capacidade de investimento da Petrobras abre um leque positivo de expectativas para o ES e isso traz novo impulso para setores como o metalmecânico, de serviços de instrumentação e instalação elétrica, entre outros. O setor metalmecânico é um dos mais fortes da economia capixaba e movimenta mais de R$ 8 bilhões por ano, cerca de 20% do PIB estadual.

 

Na logística e infraestrutura capixaba, as cidades de Linhares e Serra estão na linha de frente e a VTO Polos Empresariais é tida como a única do país especializada no desenvolvimento de áreas para investimentos empresariais e industriais.

 

A chegada dos polos empresariais da VTO a essas cidades ancorou ainda mais o dinamismo econômico, com organização de espaços produtivos, mobilidade urbana e crescimento de forma sustentável.

 

*Com informações de matéria publicada na Editoria de Economia do jornal A Gazeta em 4 de outubro.

Compartilhe esta matéria