Blog

PIB capixaba cresce mais que o Brasil

Imprensa noticia disparada da economia capixaba e mostra bons sinais de recuperação

26 de Setembro de 2018

PIB capixaba cresce mais que o Brasil

Os números que mostram o crescimento de 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba no segundo trimestre de 2018, em comparação com os três primeiros meses do ano, apontam que o Espírito Santo cresceu em quase todos os setores. Diferente do Brasil que ainda está na situação do pós-crise e sofreu um forte baque com a greve dos caminhoneiros, em maio, o ES reagiu bem a todas as expectativas negativas.

 

O comércio e a agricultura foram os setores que mais contribuíram para a terceira alta consecutiva do PIB capixaba e a maior dos últimos cinco trimestres. Os dados foram divulgados pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

 

Entre abril e junho deste ano, o PIB nacional capixaba totalizou R$ 33 bilhões em valores correntes. No período, o comércio varejista ampliado, que inclui a venda de veículos e peças automotivas, cresceu 3,6%. Já no campo, o bom desempenho é atribuído à previsão de aumento das principais culturas do ES, como café conilon, café arábica, pimenta-do-reino, cacau, coco, mamão e cana-de-açúcar.

 

Outro setor que gerou alta foi a indústria geral, com crescimento de 0,5% no segundo trimestre. Devido aos resultados, o IJSN projeta que o PIB capixaba feche o ano com alta de 1,8%, acima da estimativa nacional, em 1,36%, segundo boletim divulgado pelo Banco Central.

 

Nesse cenário está a completa infraestrutura oferecida pelos loteamentos da VTO Polos Empresariais, empresa que anteviu o bom momento capixaba. Assim foi possível a criação de um ambiente perfeito, em cidades capixabas estratégicas, para atração de novas empresas e ampliação de pátios industriais de organizações que já se encontram no ES.

 

*Matéria realizada com informações da Editoria de Economia do Jornal A Gazeta, publicadas em 18 de setembro de 2018.

Compartilhe esta matéria