Blog

Polos empresariais oferecem adaptação para Indústria 4.0

As inovações digitais implantadas nos processos industriais passam pela tecnologia de um polo empresarial

25 de Junho de 2018

Polos empresariais oferecem adaptação para Indústria 4.0

Empresas começam a adotar planos para se adaptarem à chamada indústria 4.0, que prevê digitalização e robotização das fábricas e dos processos produtivos para aumento da produtividade. Para seguirem competitivas no mercado, corporações começam a adotar novas práticas que se iniciam desde a escolha do terreno para se instalar.

A expectativa é que, em dez anos, 15% das indústrias atuem no conceito da indústria 4.0, que se dá principalmente pela digitalização e robotização. Hoje, menos de 2% das empresas estão inseridas nesse conceito, segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério da Indústria e Comércio (MDIC).

Segundo Tales Machado, presidente do Sindirochas, a escolha do terreno pode impactar significativamente na viabilidade de um negócio. “Um dos principais critérios para a definição de um empreendimento é a localização. Sempre que possível, espaços comerciais devem estar localizados em regiões com grande movimentação de pessoas ou que sejam polos comerciais. É importante avaliar o potencial do terreno, considerando as características físicas, localização, infraestrutura, as limitações legais quando ao uso e ocupação e possíveis restrições ambientais. Um Estudo de Viabilidade Técnica (EVT) analisa todos os fatores que influenciam o projeto de construção e o retorno financeiro do empreendimento”.

Muitas empresas estão fazendo planos efetivos de automação, digitalização e introdução da indústria 4.0. Na visão de executivos, analistas e do Governo, 2018 será um ano de importantes avanços de projetos para o país não ficar à margem do que é considerada a quarta revolução industrial. Veja como a VTO Polos Empresariais oferece infraestrutura necessária para esse novo momento da economia:

1) Infraestrutura completa e diferentes tamanhos: Em todos os polos empresariais oferecemos infraestrutura completa em lotes de diferentes tamanhos para melhor atender sua empresa. Os terrenos estão localizados em espaços seguros e preparados para o crescimento, sem conflitos com os centros urbanos.

2) Infraestrutura com energia, iluminação pública, água e esgoto, pavimentação, acesso à rede de gás, drenagem pluvial e ciclovia.

3) Lotes totalmente legalizados.

4) Lotes prontos para instalação imediata.

5) Pagamento direto com a VTO Polos Empresariais em 10 anos.

Compartilhe esta matéria