Blog

Mercado de trabalho capixaba cria 16,6 mil empregos formais

A recuperação econômica capixaba foi divulgada pela imprensa

26 de Outubro de 2018

Mercado de trabalho capixaba cria 16,6 mil empregos formais

A sonhada carteira de trabalho assinada não é artigo de luxo em terras capixabas. O saldo de empregos formais voltou a crescer em setembro, com 3.341 postos abertos no mês. O número é o melhor mês de setembro na criação de empregos formais nos últimos quatro anos.

 

De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o Espírito Santo acumula de janeiro a setembro, 16.675 novos postos de trabalho em 2018. O acumulado do ano até setembro indica uma recuperação econômica significativa do mercado de trabalho no ES.

 

Para se ter ideia, em 2015, o saldo foi de -44,9 mil vagas. Em 2016, de – 37.914 e, em 2017, -2.053. Com os indicadores de inflação controlada e taxa de juros mais baixa, a expectativa é de mais crescimento nos próximos meses, principalmente por conta dos setores de comércio e serviços devido às vagas temporárias do final do ano.

 

O setor que mais criou vagas este ano no ES foi o de serviços, com saldo positivo de 8.648 postos de trabalho, com destaque para as áreas de transportes, comunicações e imóveis. Outra área que se destaca na economia capixaba é a construção civil. O setor apresentou um saldo positivo de 4.071 vagas.

 

Com o cenário de retomada para a economia capixaba, projetos de expansão engavetados durante a recessão renascem de forma gradual nos planos dos empreendedores e a infraestrutura da VTO Polos Empresariais está dentro das expectativas desses empresários.

 

No ranking dos municípios que mais estão contratando aparece em primeiro lugar a Serra, seguida por Vitória, Cariacica, Linhares, Vila Velha e Aracruz. A VTO Polos Empresariais possui empreendimentos em três dessas cidades com o Serra Log, Parque Leste Oeste e VTO Linhares.

 

*Texto com informações divulgadas na Editoria de Economia do jornal A Gazeta, em 23 de outubro de 2018.

Compartilhe esta matéria